sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Parque Municipal do Curió

Parque do Curió – Uma boa opção para o visitante é fazer uma caminhada ecológica e curtir a natureza no Parque Municipal do Curió, localizado numa área de 1.100 hectares de Mata Atlântica. Já quem curte esportes radicais pode se aventurar praticando rappel,



Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Curió de Paracambi



Está acontecendo no município de Paracambi – RJ com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMADES e sendo realizada pelo Instituto Terra, a mobilização para a implantação do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal Curió de Paracambi. Com o objetivo de expor as diretrizes que são as normas que orientará o uso dos recursos naturais e a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão desta Unidade de Conservação. Obtendo assim um diagnóstico ambiental da zona de amortecimento que é área que exerce influência na Unidade de Conservação e dentro da mesma e também a criação do conselho de acompanhamento do Plano de Manejo.



As justificativas para a implantação dessa Unidade de Conservação são diversas:



Implantação do corredor Tingua-Bocaina é uma política estratégica para a conservação dos principais remanescentes florestais da Mata Atlântica. Garantido a implantação de estratégias de uso sustentável da biodiversidade da região.

Avifauna presente: Cuspidor (Conopophaga melanops); Tangará (Chiroxiphia caudata); Saíra-ferrugem (Hemithraupis ruficapilla); Garrinchão-de-bico-grande (Thryothorus longirostris); Supi-de-cabeça-cinza (Pipromorpha rufiventris); Capitão-de-saíra (Thryothorus longirostris); entre outros.

Existência de habitats ideais para o aumento das populações de curió (Oryzoborus angolensis) que, em função da excessiva captura, encontra-se reduzido. O curió é uma espécie Bandeira para preservação de outras espécies que possui uma relevância no contexto histórico cultural do município.

Mastofauna presente: Queixada, Cateto e Veado (mas ameaçada no estado);

Cabeceiras de Rios: conservação e gestão dos recursos hídricos para áreas rurais e urbanas;

Serviços socioambientais: educação ambiental, pesquisa, preservação dos recursos hídricos, da fauna e flora, ecoturismo, produtos da biodiversidade e lei do ICMS ecológico.





Parque Municipal Curió de Paracambi
Área: 913,961 hectares
Categoria: Parque Natural Municipal
Tipo: Proteção Integral
Instrumento de Criação: Lei nº. 921 de 2009
Importância: A região apresenta riqueza de recursos hídricos, como mananciais e nascentes, e imensa beleza cênica, que confere elevado potencial para a preservação. A Unidade de Conservação localiza-se no mais representativo remanescente de Mata Atlântica do município de Paracambi, inserido dentro de uma das áreas prioritárias de conservação desse ecossistema e zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, constituído em grande parte por florestas baixo montanas.

A Cidade de Paracambi

A RICA HISTÓRIA DE PARACAMBI

Localizada a 75 quilômetros do centro Rio de Janeiro, a cidade de Paracambi é a porta de entrada da região do Ciclo do Vale do Café, e faz divisa com a Baixada e o Sul Fluminense. O município surgiu em 1960 da união dos distritos de Paracambi e Tairetá, o primeiro desmembrado de Itaguaí e o segundo, de Vassouras (prevaleceu o nome Paracambi por ser o distrito mais antigo).

Historicamente ligada à Fazenda Santa Cruz, colonizada pelos Jesuítas no final do século XVIII, a freguesia de São Pedro e São Paulo do Ribeirão das Lages foi o primeiro povoado da região, transformando-se mais tarde, após a expulsão dos inacianos (Companhia do Padre Inácio Loyola), em uma vila. Ali, a agricultura e a pecuária tiveram grande progresso, destacando nesses setores as fazendas dos Bravos, das Antas, da Viúva Jorge e dos Macacos. Nessa última se instalaria, em 19 de dezembro de 1901, pela Lei 536, o 3º Distrito de Itaguaí, denominado Paracambi, no então progressivo povoado de Ribeirão dos Macacos, que na época era caminho obrigatório para Minas Gerais e São Paulo.

De acordo com o historiador Diogo Vasconcelos, o local passou a ser o ponto de descanso dos viajantes e das tropas que subiam a serra, o que contribuiu bastante para seu progresso. Em 1861, com a inauguração da estrada de Ferro Dom Pedro II, a região de São Pedro e São Paulo apresentou um acentuado crescimento nos setores da agricultura e pecuária, graças à força de trabalho de bravos escravos ali existentes.

Em 1867, a despovoada fazenda dos Macacos hospedou um grupo de ilustres ingleses que, admirados com a beleza da região, iniciou o trabalho de instalação de uma fábrica de tecidos de algodão, de acordo com o decreto nº. 3965 de 18 de setembro de 1867. O Alvará de funcionamento da denominada Cia. Têxtil Brasil Industrial foi assinado pela Princesa Isabel em 13 de setembro de 1871. A partir daí, a Fazenda dos Macacos aumentou visivelmente a sua população com a chegada das famílias dos operários das companhias, que foram beneficiadas com a construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, inaugurada em 6 de maio de 1880. Em julho desse mesmo ano, a Cia. Têxtil recebeu a visita do imperador D. Pedro II, que fez questão de verificar, minuciosamente, o funcionamento de cada setor do empreendimento.




CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO
Área: 179,8Km2 ( IBGE – 1999 )
População: 40.412 habitantes ( IBGE – 2000 )
Acesso: Saindo da Linha Vermelha, seguir pela Rod. Presidente Dutra (BR-116). 3 Km após o primeiro pedágio, entrar à direita na RJ – 127 ( Paracambi – Vassouras ) e seguir até o Cento do Município de Paracambi.
Distância Capital: 76 Km (DER –RJ 2000 )
Duração do percurso: 1h 15 min
DDD: 21
CEP: 26 600 000
Altitude: 50m ( IBGE – 1999 )
Clima: Tropical
Corrente elétrica: 110V
Horário Comercial: 09:00 as19:00 h
Horário bancário: 9:00 as 16:00 h (sendo caixa eletrônico BB de 2º a 6º de 08:00 as 19:00 h)
Banco 24h: Praça Cara Nova - Centro
Pronto-Socorro: (21) 2683-2128
Cabine Policia Militar: Praça Cara Nova - Centro
Bairros: Lages, Jardim Nova Era, Guarajuba, Guadalajara, Amapá, Vila Nova, Cascata, Fabrica, Capinheira.
Bairros da área rural: São Jose, Saudoso, Ponte Coberta, Mario Belo, Mutirão, Floresta, Cabral.
Municipios limítrofes: Norte: Mendes e Eng. Paulo de Frontin Sul: Itaguaí Leste: Miguel Pereira, Japeri e Seropedica Oeste: Pirai
Atividades econômicas: Agrícolas, pecuária, industrial, comercio e serviços.




O QUE FAZER EM PARACAMBI?
Apesar de fazer parte da região metropolitana do Rio, o município conserva até hoje suas características de interior e belezas naturais, tendo cerca de 21% de sua área coberta por Mata Atlântica, praticamente intocável, abrigando cachoeiras, rios e trilhas que levam os visitantes a conhecerem a riqueza de sua fauna e flora de rara beleza. Semanalmente, a área rural da cidade recebe, em média, 70 visitantes somente para a prática de esportes radicais.

As visitações aos pontos turísticos de Paracambi variam conforme o clima e podem chegar a mais de 150 pessoas por fim de semana, no verão. A cidade é hospitaleira. e o índice de violência é quase zero. Isso torna possível o passeio das com total segurança pela cidade.





Fábrica do Conhecimento - Quem for a Paracambi, não pode deixar de visitar a Fábrica do Conhecimento, uma antiga Cia. Têxtil fundada por Dom Pedro II, em 1871, numa área de 30 mil metros quadrados. O espaço foi transformado em um complexo educacional e abriga quatro pólos de ensino superior e profissionalizante; a Escola de Música Villa-Lobos; o Planetário e a Brinquedoteca Viva. No local, também estão sendo construídos uma Biblioteca Regional, o Museu da Ciência e a nova sede da Escola Villa-Lobos. Trata-se de uma construção inglesa do século XIX.





Parque do Curió – Uma outra boa opção para o visitante é fazer uma caminhada ecológica e curtir a natureza no Parque Municipal do Curió, localizado numa área de 1.100 hectares de Mata Atlântica. Já quem curte esportes radicais pode se aventurar praticando rafting e rappel, nas corredeiras do Ribeirão das Lages. O ponto de encontro para o esporte, que acontece o ano todo, sempre nos fins de semana, é a Fazenda Terra Verde, no bairro Ponte Coberta.

Criado pelo prefeito André Ceciliano, através da Lei 9.985/2000, em 19 de janeiro de 2002, o Parque Municipal do Curió, está localizado na divisa entre Paracambi e Engenheiro Paulo de Frontin. O lugar é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e se chama Curió em homenagem aos pássaro nativo da região e que é muito apreciado pelo seu canto, considerado o mais bonito do Brasil.

O Parque do Curió está localizado em uma área de 1.100 hectares de Mata Atlântica. e por ter ecossistema em avançado processo de regeneração, a prefeitura de Paracambi está preparando o local com infra-estrutura capaz de receber diariamente centenas de estudantes, turistas, pesquisadores e moradores da cidade. No projeto consta a construção de um eco-museu, lanchonete, estacionamento; trilha sensorial para deficiente visual, área para piquenique e ciclovia.





Rafting - O percurso do rafting é de aproximadamente 12 km pelo Ribeirão das Lages, que possui 15 corredeiras de diferentes formações, praticamente sem pedras, mas cheias de grandes ondas, pequenas quedas e muitos refluxos. Os destaques são as corredeiras "Montanha Russa", a da "Ponte", a "Coroado" e a "Buracão Gigantão", com passagens super emocionantes.

Durante a descida, podem ser feitos uma parada em pequena praia onde todos aproveitam para dar um novo mergulho; corrida entre os botes e também as emocionantes atividades de surf em corredeiras. No final os participantes fazem o percurso de carro e até a base de apoio, onde podem saborear um delicioso almoço na Fazenda Terra Verde.





Rappel - Já a prática do rappel é realizada dentro da cachoeira, na qual os participantes descem com os pés apoiados em um paredão rochoso de 25 metros de altura. Durante a atividade, os participantes são sempre acompanhados por uma experiente equipe de instrutores e pode realizar, pelo menos, duas descidas pela cachoeira.







Esportes radicais - O visitante pode passar um dia inteiro curtido a natureza e a beleza da área rural da cidade. Além de rafting e rappel nas corredeiras do rio Ribeirão das Lages, a Fazenda Terra Verde oferece condições para caminhadas, cavalgadas, mountain bike, entre outras práticas de esportes radicais. O espaço conta também com mesas de sinuca, totó, ping-pong; piscina, sauna à lenha e uma deliciosa culinária caseira.






Outras opções - atrativos naturais como o açude da Cascata e da Serra; as três cachoeiras existentes na cidade, o passeios pelo Sítio Alvorada , que produz a famosa cachaça Paracambicana, e as piscinas naturais com passeios de pedalinho no Sítio Pesq e Pag Ilha.